domingo, 19 de julho de 2009

Fiscalização e educação no trânsito marcam a ação do Detran no verão

Fiscalização e ações educativas no trânsito marcarão o trabalho que o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) colocará em prática no terceiro final de semana das férias escolares. Uma equipe de 200 agentes de fiscalização e 50 agentes de educação, além dos coordenadores das ações, está nas praias e áreas de acesso para garantir a segurança de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas.
A finalidade do órgão é proporcionar aos veranistas mais segurança, tranquilidade e paz, com ações de cunho educativo, chamando atenção quanto à obrigatoriedade de situações, como, por exemplo, o uso do cinto de segurança para o condutor e passageiros, inclusive os do banco de trás. As ações vão continuar por todo o período do veraneio, e as parcerias com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual se intensificarão ainda mais.
Alerta - O Detran estará alertando sobre o excesso de velocidade, das ultrapassagens, das condições de uso do veículo, do uso de aparelhos sonoros que estejam em desacordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sobre o uso do capacete para o motociclista e seu acompanhante, transporte de menores, transporte de passageiros com excesso de lotação, transporte de pessoas na área de carga, obrigatoriedade da regularização do veículo e da habilitação, uso de bebida alcoólica, entre outros.
Balanço - No período de 6 a 13 de julho, foram aplicados 3.315 autos de infração de trânsito em 21 municípios, com 165 remoções de veículos para os Parques de Retenções. Seis condutores realizaram o teste no etilômetro com resultados positivos e apresentados a Unidades Policiais, por meio do Termo Circunstancias de Apresentação.
As infrações mais frequentes foram não fazer uso do cinto de segurança; não usar capacete; licenciamento vencido; transporte de pessoas na área de carga; e bebida alcoólica.
Na praia do Atalaia, em Salinópolis, a equipe do Detran tem orientado pais e responsáveis sobre a condução de veículo automotor por menores, além do transporte de passageiros na área de carga. Alguns veranistas que observam a ação do órgão manifestaram o que acham do trabalho. O servidor público José Brito Neto, 26 anos, disse que acha " interessante o que o Detran está fazendo, pois os carros são parados e recebemos orientações, e quando a situação é muito absurda é que eles estão multando. Assim, nós nos sentimos mais seguros".
Municípios - O departamento atuará nos municípios de Abaetetuba, Breves, Curralinho, Redenção, Conceição do Araguaia, Paragominas, Mãe do Rio, Santarém, Belterra, Oriximiná, Tucuruí, Breu Branco, Salinópolis, Castanhal, Marudá, Marapanim, Curuçá, Marabá, Itaituba, Capanema e Belém, nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiros, além das PAs, por meio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual.

Rose Barbosa - Detran

0 comentários:

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios