domingo, 25 de outubro de 2009

Governadora inaugura Superintendência de Polícia Civil de Abaetetuba



A governadora Ana Júlia Carepa e outras autoridades descerraram a fita inaugural da Superintendência de Polícia Civil Novas viaturas para reforçar o policiamento em Abaetetuba também foram entregues pela governadora

O governo investe ainda no policiamento dos rios da região, entregando uma lancha para agilizar o trabalho dos policiais
Moderna e confortável, a Superintendência oferece novos serviços à população, como a Delegacia de Atendimento à Mulher. A governadora Ana Júlia Carepa inaugurou nesta sexta-feira (23), no município de Abaetetuba, o novo prédio da Superintendência de Polícia Civil da Região de Integração Tocantins, onde funciona também a Delegacia de Abaetetuba. O investimento de quase R$ 2 milhões ampliou e reestruturou toda a infraestrutura física da Superintendência, que agora oferece à população novos serviços, como a Delegacia de Atendimento à Mulher. A cerimônia de entrega da obra contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais.

Em parceria com o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, no local funciona o Instituto de Criminalística, com serviços antes só oferecidos na capital, como exames toxicológicos, de balística, pesquisa de espermatozóides e líquido espermático, danos ao patrimônio, levantamento de local de crime e perícias veiculares. "É um investimento muito útil para o município. A gente via muitos casos que tinham de ser transferidos para Belém. Agora não precisa mais", disse o produtor rural Márcio Ribeiro.

O CPC Renato Chaves já está presente em cinco Unidades Regionais (URs) - Belém (Região Metropolitana), Abaetetuba (Tocantins), Santarém (Baixo Amazonas), Marabá (Carajás) e Castanhal (Região do Guamá), com atendimento descentralizado em Bragança.

Infraestrutura - No novo prédio da Superintendência, com dois andares, há três salas de uso exclusivo da Delegacia de Atendimento à Mulher, que não existia no município. Esta é a segunda ação do Governo do Estado voltada à proteção das mulheres na região, que também conta com os serviços do Centro de Referência Maria do Pará, destinado ao atendimento de vítimas de violência doméstica. "Vai ser muito bom. Conheço várias mulheres vítimas de violência e esse vai ser mais um incentivo pra elas. Temos que denunciar", enfatizou a dona de casa Maria de Jesus Silva, 47 anos.

Atendendo a uma solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), o governo também criou a Sala dos Advogados no novo prédio. Outra novidade é a Sala de Reconhecimento, que permite às vítimas fazer o reconhecimento dos acusados sem que sejam vistas. Em uma construção anexa ao prédio principal funciona o Centro Integrado de Identificação Civil, responsável por emitir documentos e coletar impressões digitais, entre outros serviços.

As celas da Delegacia estão separadas para receber homens, mulheres e adolescentes recolhidos temporariamente até que sejam transferidos para local adequado, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.

"Vai ser uma somatória de trabalhos voltados à segurança pública. Durante 12 anos, houve um abandono da segurança no interior do Estado. Neste Governo, nós verificamos um investimento de mais de R$ 40 milhões", frisou o delegado geral de Polícia Civil, Raimundo Benassuly.

Meta - Com a entrega da Superintendência do Tocantins, já são 50 as delegacias construídas ou recuperadas no Estado em menos de três anos. "A situação era a mais precária possível. Nós encontramos cerca de 90% das delegacias destruídas e 26 ou 27 municípios onde não havia sistema de segurança pública", informou o diretor de Polícia do Interior, delegado Miguel Cunha. "A meta é chegar em todos os municípios até o final de 2010", acrescentou.

Para o aposentado Graciano Vilaça, 63 anos, este investimento precisava ser feito há muitos anos. "Tantos governos já passaram por aqui e isso nunca aconteceu. Era um prédio bem precário; agora é um orgulho para Abaetetuba", disse ele, natural de Abaetetuba e com nove filhos.

Durante a cerimônia, a governadora também entregou uma lancha para policiamento fluvial e quatro viaturas. Ela destacou os investimentos diversificados na segurança da região. "Aqui tem Delegacia da Mulher, tem laboratório de criminalística, tem uma sala para a OAB, tem celas separadas. Portanto, aqui nós temos um local que mostra muito bem como o Governo do Estado respeita os direitos humanos", afirmou. Fonte: Agência  Pará

0 comentários:

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios