quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O governo do Pará e entidades estudantis unem esforços para aprovar o projeto de lei que garante meia passagem intermunicipal aos estudantes

Baixar fotosUm grupo de representantes de entidades estudantis do Pará esteve reunido, na noite desta terça-feira (6), com o secretário-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, para reafirmar a união de esforços pela aprovação, na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), do projeto de lei que garante meia passagem intermunicipal aos estudantes. O projeto 274/2007, de autoria do Executivo, é parte do conjunto de políticas para a juventude do Governo Popular do Pará e tramita na Casa desde 2007. A expectativa é que o projeto entre na pauta de votação no plenário na manhã desta quarta-feira (7).

O secretário Cláudio Puty reiterou às lideranças estudantis que o governo quer ver na pauta o projeto o quanto antes e tem trabalhado para isso desde o início. "O governo cumpriu seu dever, articulou com movimentos sociais e acompanhou o processo no Legislativo. Esperamos agora um resultado vitorioso, que será histórico para o movimento", assegurou.

Nelma Neves, presidente da União Paraense dos Estudantes, destaca que o movimento estudantil participou ativamente da elaboração do projeto junto com o governo e acompanha passo a passo os trâmites no Legislativo, mas lamenta a demora dos parlamentares em garantir mais este direito aos estudantes. "Não é possível esperar mais. Os deputados deveriam ter vergonha desta demora, que demonstra desinteresse com a causa. Durante nosso protesto da semana passada, o deputado Domingos Juvenil prometeu que colocaria na pauta e estamos contando com isso", afirma. Ela destaca que existem dois pontos discordantes para os movimentos e que foram sugeridos pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO).

Também estiveram na reunião representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional de Estudantes (UNE), União Metropolitana de Estudantes Secundaristas (Umes) e movimento Pró-meia. Eles garantem que levarão para a porta da Alepa nesta quarta-feira estudantes de Abaetetuba, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Vigia.

A proposta do Governo do Estado garante a meia-passagem para estudantes do ensino médio que residam até 100 km do local da escola. Para os estudantes de nível técnico, superior, pós-graduação, a distância chega a 250 km. Em casos acima de 250 km, o aluno tem direito a usar o passe até quatro vezes por mês.
Fonte: Agência Pará de Notícias

1 comentários:

JUVENTUDE SOCIALISTA disse...

Um convite especial!
Dia 17 (neste sábado) à partir das 8h no Salão da Paróquia São José (Vila dos Cabanos) vai ocorrer uma Assembléia Geral dos Estudantes Universitários de Barcarena, no momento serão debatidos:
*imposição de cotas aos estudantes pela empresa Transarapari (no horário das 13h estudante);
*suspensão do serviço de transporte via aquaviário (pelo foca e pelos barcos alternaticos por falta de pagamento - 4 meses sem receber);
*Debate de um fórum de políticas de assistência estudantil no município.
Foram convidados p/ assembléia a Cãmara/Prefeitura/SEMED/Empresas prestadoras do Serviço/Ministério Público
Se não regularizar os estudantes ameaçam ocupar a Prefeitura!
Te espero lá!

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios