sábado, 22 de agosto de 2009

Barcarena à 90 Km da Influenza A

No dia 17 de agosto, o Pará confirmou a 1ª morte causada por Gripe A, a vítima era moradora de Ananindeua e estava internada em Belém, distante cerca de 90Km da Cidade de Barcarena.
Segundo o Ministério da Saúde a Influena H1N1 também conhecida como Gripe A, é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A influenza humana pode ser transmitida de forma direta: através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar, ou tossir ou de forma indireta: por meio das mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos. A transmissão direta inter-humana (ou seja, de pessoa-a-pessoa), é a mais comum, mas já foi documentada a transmissão direta do vírus de aves e suínos para o homem.
O período que uma pessoa pode transmitir a doença (transmissibilidade) é de 2 dias antes até 5 dias após o início dos sintomas.

De acordo com a SESPA o quadro da Gripe A no Pará é:
Notificados 215 casos: 90 confirmados Influenza A. 51 suspeitos aguardando resultado; 82 descartados. E apenas um óbito por Influenza A. 12 casos de positivos para Influenza sazonal.
Para evitar o contagio pela Gripe A, é imprescindível não ter contato direto com pessoas contaminadas ou suspeita, assim como os locais onde estas pessoas possam ter tido contato. Deve-se evitar o abraço, o aperto de mão, beijos e caso venha ter o contato, evitar levar a mão à boca ou mucosas do corpo. Na Cidade de Barcarena, não há confirmação de casos por Gripe A, não devemos entrar em pânico mas cuidados devemos tomar.
Devemos estar atentos, pois o fluxo de pessoas que fazem todos os dias o percurso Barcarena-Belém-Barcarena é muito grande.
> Ao utilizar os ônibus e barcos para viagem: ao entrar lavar as mãos com alcool em gel e ao sair lavar novamente, assim evitaria o seu contagio e o contagio do próximo usuário.
> Utilizando o moto táxi: o capacete que é usado por todos os usuários, devemos tomar preacauções, como o uso de máscara e a higienização do capacete após o uso de cada usuário.
A Gripe A estar aí, cabe a cada um de nós tomarmos as medidas para evitar o contagio.


A Redação

Fonte: Diário do Pará, Sespa, Ministério da Saúde.

0 comentários:

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios