quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Discussão entre funcionários da Alunorte e moradores de assentamento termina em pancadaria em Barcarena

Pelo menos 10 pessoas ficaram feriadas hoje de manhã em Barcarena num enfretamento entre moradores de uma comunidade recém invadida e funcionários da ALUNORTE. Quatro funcionários da empresa foram hospitalizados num Hospital particular e uma mulher grávida de 7 meses está em observação no Hospital Municipal de Vila dos Cabanos. A confusão começou por causa de uma discussão entre os funcionários da empresa e os moradores da área que se acusam mutuamente de ter derrubado uma ponte sobre um igarapé.
Hoje de manhã quatro funcionários da ALUNORTE passavam de carro próximo ao local onde havia a ponte de madeira. Aí começou a confusão, segundo os moradores da área duas mulheres, uma delas grávida, passava pelo mesmo local quando perceberam que um dos homens desceu do carro e arrancou uma bandeira simbólica do movimento sem terra fincada ali, a mulher grávida teria reclamado e pedido que colocasse a bandeira no mesmo local. Segundo a Silvana que está grávida de 7 meses os homens entraram no carro e arrancaram em alta velocidade, como a estrada de terra é estreita Silvana caiu num pequeno barranco. Ao perceberem a mulher caída homens do assentamento partiram para discussão com os funcionários da empresa. Em meio a discussão o carro da empresa foi destruído com pauladas.
Às margens da PA 481 está a comunidade Jesus de Nazaré com cerca de 400 famílias. A comunidade ainda é irregular e está numa área de preservação ambiental administrada por um consórcio entre ALBRAS e ALUNORTE conforme registro no cartório CONDURU desde 1982. A invasão foi desencadeada em fevereiro deste ano.
De lá pra cá a empresa entrou numa batalha jurídica para que fosse reintegrada a área. Batalha que teve resultado positivo em março deste ano quando o Juiz Cível da Comarca de Barcarena determinou a reintegração da área, no entanto, segundo a assessoria da ALBRAS, até agora o mandato de reintegração não foi cumprido.

REPORTAGEM: RAFAEL SANTOS
FOTOS: DEYSE FIGUEIREDO

2 comentários:

Anônimo disse...

Estamos virando um Complexo Maior que o do Alemão no RJ misturado com a ex-Poluida Cubatão.
Viraremos uma Calcutá em breve e o pior a Madre Tereza morreu.
Buscam empregos, que não existem mais, as áreas de preservação ambiental devem ser mantidas. Governo sem pressa, não querem perder as próximas eleições.. populismo barato que só trará desgraças para todos, nós e eles.

Anônimo disse...

Não acredito nos atuais políticos em todas as esferas.
Talvez, a ordem e o progresso (>IDH) só cheguem por força que defende a Soberania Nacional. Como está, os que nascem como ratos e coelhos sem qualquer provisão garantida, tomarão conta de tudo em nome do Senhor Jesus que não é o de Nazaré mas, dos políticos associados às associações criadas sem qualquer critério e sem aprovação das instituições.
Chega-se à conclusão que estudar, lutar, sacrificar por um mundo melhor é apenas uma fantasia... O melhor é depender desses governos que sustentam com o que deveria educar com os sacrificios dos burros que fazem carreira e não chegam a lugar nenhum.

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios